Sniper Elite: Resistance – Tecnologia Pouco Ambiciosa

Sniper Elite: Resistance, a sua tecnologia é pouco ambiciosa

Sniper Elite: Resistance – Tem um projeto bem executada, mas a sua tecnologia não é nem um pouco ambiciosa. A Rebellion tem um forte histórico de entregar ótimos jogos utilizando sua tecnologia interna. O motor proprietário Asura, por exemplo, oferece um desempenho sólido em uma variedade de plataformas, incluindo o Nintendo Switch. No entanto, há uma sensação nítida de que a tecnologia do motor principal é de uma safra distintamente de última geração, sem certos recursos-chave que associamos ao software da geração mais moderna. Mesmo assim, a Rebellion conseguiu criar um ótimo jogo envolvente e divertido.
Mas bem executada, o design artístico de Sniper Elite: Resistance compensa a tecnologia pouco ambiciosa, mostrando que uma execução bem feita pode superar as limitações técnicas aparentes. Ainda que a tecnologia possa não ser a mais avançada, a experiência de jogo proporcionada é de alta qualidade, refletindo a capacidade da Rebellion em entregar um produto sólido e agradável para os jogadores.

Desempenho e Qualidade de Imagem

Sniper Elite: Resistance é outro título cross-gen, então provavelmente é melhor moderar um pouco as expectativas técnicas. O motor foi levado além do Sniper Elite 5 de 2022, mas como o desempenho e a qualidade da imagem se saem em todos os quatro consoles da geração atual? De uma perspectiva técnica, Sniper Elite: Resistance faz algumas coisas bem. Cada nível acontece em um mapa aberto, com IA inimiga abundante e um grande número de rotas para explorar. Esse é o cerne do loop de jogabilidade de Sniper Elite, e tudo funciona exatamente como você esperaria.

Sniper Elite: Resistance tem Tecnologia Pouco Ambiciosa

Qualidade Visual e Ambientes

Visualmente, Resistance faz um ótimo trabalho ao descrever ambientes em escala. Muitos dos níveis do jogo têm folhagens exuberantes, abundantes e muito bem feitas, junto com distâncias de desenho que empurram detalhes impressionantes para dentro da visão inteira do jogador. A iluminação em cenas externas também parece razoável, mesmo em cenas noturnas, com sombras bonitas. No entanto, os interiores são um pouco mais mistos, com momentos de qualidade de iluminação que se pode questionar.

Recursos Gráficos e Fotogrametria

A Rebellion depende muito da oclusão de ambiente de espaço de tela (SSAO) para fazer os ambientes parecerem mais ricos, mas é espessa e aplicada indelicadamente. Não há uma solução GI de alta qualidade para lidar com a iluminação complexa em muitas áreas. Além desses detalhes, Resistance se encaixa bem com muitos softwares de última geração. Os recursos do jogo muitos dos quais são derivados da fotogrametria parecem razoavelmente bons, mas não excepcionais, com algumas áreas ligeiramente planas às vezes.

Sniper Elite: Resistance

Câmeras de Raio-X e Jogabilidade

Isso também se aplica ao elemento visual característico da série, as câmeras de raio-x para matar. Esses tiros rastreiam o caminho da sua bala através de um inimigo, fornecendo uma recompensa visual para disparos de armas cuidadosamente posicionados. Sniper Elite 5 e Resistance fornecem visões de raio-x muito semelhantes, que são ezxcelentes. Claro, se esses tiros não forem do seu gosto, eles podem ter sua frequência reduzida ou serem desabilitados completamente.

Desafios de Renderização

Resistance parece bom o suficiente para o que é: artisticamente sólido e, em um nível técnico básico, os estágios e os encontros com inimigos ocorrem sem grandes problemas. No entanto, o estado da arte avança sempre, e eu adoraria ver um verdadeiro esforço de geração atual da Rebellion ou talvez outra de suas portas Switch que desafiam os limites. Em 2025 no PS5 Pro, Resistance parece decente e agradável, mas talvez se beneficiasse de um foco mais forte na geração atual. O outro problema de renderização com Resistance se resume à qualidade da imagem, onde há muito aliasing de vários tipos, especialmente da variedade especular.

Sniper Elite: Resistance tem Tecnologia Pouco Ambiciosa

Qualidade de Anti-Aliasing

Infelizmente, Resistance simplesmente não faz uso de anti-aliasing muito eficaz. Soluções TAA estão fora de questão aqui, muito menos upsamplers temporais mais avançados como FSR 2. É possível que uma técnica leve de pós-processamento possa estar em uso aqui, mas se presente, e se sim é muito leve. A versão para PC não tem opções para nenhum método anti-aliasing, nem seleções para nenhum tipo específico de upscaling.

Conclusão Nerd dos Games

Em conclusão, Sniper Elite: Resistance se destaca como um jogo que, embora não inove tecnologicamente, oferece uma execução bem-feita e uma experiência de jogo vibrante. A Rebellion demonstra mais uma vez sua habilidade em criar excelentes jogos e bem divertidos, mesmo utilizando tecnologia pouco ambiciosa. O desempenho sólido do motor Asura em várias plataformas e o design artístico de ótima qualidade compensam as limitações técnicas. Sniper Elite: Resistance é um exemplo de como uma execução competente pode resultar em um produto final de qualidade,  agradável e satisfatório, mesmo sem os recursos mais avançados disponíveis. A expectativa agora recai sobre futuros lançamentos da Rebellion que possam explorar todo o potencial da geração atual de consoles.

 

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